SoulSeek 165c [Portable]

 

 

Download(Megaupload)

Soulseek é um compartilhador de arquivos que vem ganhando espaço, principalmente em relação à música digital (MP3). O programa é pequeno e extremamente rápido, com uma interface simples e ferramentas no estilo dos demais compartilhadores, tais como Ares Galaxy, eMule, Shareaza e Limewire, permitindo que o usuário troque arquivos com pessoas no mundo inteiro.

Contudo, se você procura por vídeos, imagens, softwares e jogos, o Soulseek não é a ferramenta mais apropriada. Ele busca tais arquivos, mas não exibe um resultado tão bom quanto outros compartilhadores. O seu ponto forte é a música, nos seus mais variados estilos e tendências. Vale ressaltar que a cultura empregada neste compartilhador é totalmente singular, visto que os usuários costumam organizar suas bandas favoritas em árvores de categorias e álbuns. Isso torna-o a ferramenta ideal para quem não se satisfaz com apenas uma canção.

A internet e a música digital

O primeiro compartilhador a mobilizar uma massa de usuários e ganhar um pouco de fama foi o falecido Napster (atualmente reaberto com um regime de compra de músicas, acessível apenas para quem mora nos EUA). Os compartilhadores só se tornaram viáveis após a criação e disseminação do formato de áudio MP3, de tamanho menor e mais rápido de ser transferido online.

Era impossível repassar um arquivo WAV de 80 MB, por exemplo, via conexão discada. O Napster terminou e uma nova onda surgiu: o Kazaa. O Kazaa logo tratou de tomar a dianteira por um longo período. Porém, com o passar dos anos, diversos compartilhadores surgiram e ganharam mercado, cada qual com suas peculiaridades. O Soulseek nasceu para quem respira música e gosta de estruturas bem organizadas. Apesar da interface gráfica não ser grandiosa, o programa compensa essa falta pelo seu alto desempenho, interatividade e buscas abrangentes de um jeito original.

Características Gerais

À primeira vista, o Soulseek pode parecer complicado de usar e talvez seja esse o principal fator para que muitos usuários desistam antes de familiarizar-se, pois algumas funções demoram a ser compreendidas. Mas nada que algumas tentativas e erros não resolvam para você virar um expert no software.

Você pode fazer várias buscas simultaneamente, controlar taxas de download/upload, conversar com outras pessoas através de salas sobre estilos musicais e muito mais. Uma das coisas que faz a diferença no Soulseek é a comunidade e os recursos relacionados. Ele é baseado na tecnologia peer-to-peer (P2P) e possui salas virtuais separadas por interesses. Além disso, o compartilhamento de informação e mensagens acontece em tempo real, sejam em salas públicas ou particulares.

Como usá-lo?

Antes de mais nada, verifique se você está conectado no servidor: logo abaixo do menu uma imagem verde demonstra que a conexão com o servidor foi efetuada. Caso ela esteja vermelha, tente novamente ou busque informações sobre o seu roteador/firewall.

Em seguida, clique em Searh Files (Buscar arquivos) e adicione um artista ou título de música — no Soulseek é recomendável buscar pelo nome do artista ou álbum para obter resultados mais satisfatórios. Outra dica é comparecer nas salas de bate-papo e conhecer usuários com interesses em comum.

Após efetuar uma busca, não se desespere, a pesquisa demora para retornar resultados, ainda mais se a o termo for muito conhecido, porque o programa tem de indexar todas as pesquisas. Ao término da busca, os itens acinzentados requerem que você aguarde numa fila de espera; já os itens em preto podem ser baixados imediatamente.

Os recursos

Sistema de Busca:

O pesquisador do Soulseek é um pouco diferente dos outros compartilhadores. Nele são exibidos os resultados por usuários, geralmente contendo todas as músicas separadas por pastas que representam gêneros ou álbuns (dentro da lista do usuário).

Durante a busca geral (Search Files), note que os itens em cinza (com uma impressão mais apagada) não estão disponíveis no momento (fila de espera — in queue) e os itens mais escuros podem ser baixados prontamente.

Compartilhamento de Arquivos:

É importante compartilhar suas músicas na rede, o termo “comunidade” é seguido a risca como filosofia dos usuários do Soulseek. Parasitas ou sugadores, ou seja, aqueles que baixam mas não partilham seus arquivos são boicotados pelos demais usuários.

Note que não é necessário disponibilizar toda a sua banda para os outros baixarem arquivos do seu computador, uma vez que é possível ativar um limitador de upload/download na própria janela de transferência.

Sistema de conversas e ausência:

Um dos aspectos mais legais do programa é a interação e participação dos usuários, fato que pouco acontece em programas similares. O tradicional sistema de ausência (away) dos mensageiros instantâneos e clientes de IRC também é fornecido.

Wishlist (Lista de Desejos):

Se você estiver procurando por um artista ou música muito rara ou indisponível no momento, clique em Wishlist para que o Soulseek faça buscas automaticamente até encontrar o que você deseja.

Things I like:

Uma opção inovadora que pode ser traduzida literalmente para “coisas que eu gosto”. Ela permite adicionar artistas que você gosta ou desgosta, exibindo sugestões baseadas nos perfis dos demais usuários. É ótimo para conhecer novas bandas ou sons.

Usuários e salas:

Aproveite o Soulseek para trocar idéias, jogar conversa fora e conhecer pessoas parecidas com você. Ele usa um sistema de salas no estilo IRC com canais divididos por gênero, país, região etc. Além disso, a comunidade brasileira é extremamente ativa, sendo uma das maiores do mundo.

No Soulseek você não baixa apenas músicas, você faz amigos e conhece novos artistas!

 

Download(Megaupload)

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: